Atualmente existem cerca de 15.000 espécies e subespécies de formigas no mundo. Sendo que a grande maioria prefere clima quente. Considerando esse fato, o nosso ambiente é perfeito para proliferação de inúmeras espécies. Formigas podem ser encontradas por todas as regiões do planeta, exceto nos polos. Dependendo da espécie, as formigas-rainhas podem gerar 300 novas formigas em apenas uma semana. As formigas nascem sempre a partir de ovos, e desenvolvem-se por meio de metamorfose completa, nascendo como larvas, passando por profundas mudanças morfológicas até se tornarem adultas. O tempo de vida de uma formiga operária pode durar até 03 anos. As rainhas vivem mais do que as operárias e a maior longevidade registrada foi de 30 anos. As mais comuns encontradas no nosso ambiente são:
Formiga de fogo
Formiga cabeçuda
Formiga fantasma
Formiga carpinteira
Formiga faraó
Formiga cortadeira
As formigas, quando invadem o ambiente doméstico ou profissional podem se tornar um grande problema. Por não sabermos por onde andaram para se alimentar, devemos evitar o contato em qualquer situação, principalmente onde guardamos os alimentos. As formigas viajam bastante na em busca de comida, seguindo em grupo pelos trilhos que criam. Pequenos montes de terra em volta de furos no solo e na base das paredes exteriores indicam a sua presença.
Portanto se você percebe presença recorrente de formigas no ambiente que vive, pode ser sinal de infestação.
Outras pragas
De esgoto ou de cozinha, seja qual for a espécie, elas representam um alto risco à saúde de sua família ou colaboradores.
Roedores: Podem causar danos materiais como incêndios, por roer fios elétricos além de transmitir doenças graves.
É preciso muito cuidado para lidar com essa praga. Sua picada é muito dolorida e seu veneno pode ser fatal.